14.º Domingo Tempo Comum (Ano C)
Lc 10, 1-9
Edna Carvalho | Comunidade Canção Nova
Acolhe o desafio que Jesus te lança neste Evangelho. Faz missão onde quer que estejas, com a tua vida, com as tuas atitudes.
Partilha:
Naquele tempo, designou o Senhor setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois à sua frente, a todas as cidades e lugares aonde Ele havia de ir. E dizia-lhes: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao dono da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Ide: Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem alforge nem sandálias, nem vos demoreis a saudar alguém pelo caminho. Quando entrardes nalguma casa, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa’. E se lá houver gente de paz, a vossa paz repousará sobre eles; senão, ficará convosco. Ficai nessa casa, comei e bebei do que tiverem, que o trabalhador merece o seu salário. Não andeis de casa em casa. Quando entrardes nalguma cidade e vos receberem, comei do que vos servirem, curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘Está perto de vós o reino de Deus’. Mas quando entrardes nalguma cidade e não vos receberem, saí à praça pública e dizei: ‘Até o pó da vossa cidade que se pegou aos nossos pés sacudimos para vós. No entanto, ficai sabendo: Está perto o reino de Deus’. Eu vos digo: Haverá mais tolerância, naquele dia, para Sodoma do que para essa cidade». Os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios nos obedeciam em teu nome». Jesus respondeu-lhes: «Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Dei-vos o poder de pisar serpentes e escorpiões e dominar toda a força do inimigo; nada poderá causar-vos dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos nos Céus».
Palavra da Salvação.
(Lc 10, 1-9)
Quando nós nos deparamos com este Evangelho, arde o nosso coração. Eis o convite do Senhor para cada um de nós: de entrarmos nesta escola, nesta aprendizagem de sermos discípulos e missionários de Cristo. Esta experiência de que quem aprende, ensina.
E aí, eu quero destacar dois pontos interessantes deste Evangelho. O primeiro é que Jesus, ao enviar os 72 discípulos, ou seja, ao enviar-nos, Ele não nos envia sozinhos. Ele nos envia de forma comunitária: dois a dois, eles são enviados. Aí está a grande importância de sermos enviados de forma comunitária. E aí está o segredo de viver em Deus, de viver em comunidade, participar bem na vida da paróquia e ali fazer esta experiência da missão, na qual o Senhor nos chama.
E a segunda coisa muito importante, também destacada neste Evangelho, é quando Jesus fala que, neste mundo, nós não temos facilidades e ele fala a respeito dos lobos. Nós somos chamados a levar e a pregar o Evangelho para pessoas que, infelizmente, não acreditam em Deus. Neste mundo incrédulo, nós somos chamados a pregar, com a nossa vida, com as nossas atitudes, o reino de Deus, a certeza de que Jesus voltará. E neste Evangelho de sermos enviados, é o próprio Senhor quem nos envia a sermos discípulos e missionários nesta caminhada rumo ao céu.
Edna Carvalho